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Ações da criadora do Baby Shark disparam na estreia em Seul

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As ações da empresa sul-coreana responsável pela famosa música infantil “Baby Shark” subiram até 60% nesta terça-feira (18), durante sua estreia na bolsa de valores de Seul.

Conhecido mundialmente pelas crianças, “Baby Shark Dance” é o vídeo com maior número de visualizações no YouTube, acumulando mais de 16 bilhões de acessos, quase o dobro do segundo colocado, “Despacito”.

A música foi lançada há quase dez anos pela The Pinkfong Company, que detém várias franquias de animação e conteúdo educacional para crianças.

Na manhã do dia da estreia, as ações tiveram um aumento de aproximadamente 17% em relação ao valor inicial de 38.000 wons (cerca de R$ 138,26), após atingirem um pico de valorização superior a 60% durante o pregão.

Fundada em 2010, a The Pinkfong Company obtém grande parte de sua receita com a venda de conteúdos digitais e apresentações ao vivo. O sucesso “Baby Shark”, que traz uma família de tubarões acompanhada por uma melodia alegre, é um dos principais produtos da empresa.

Em 2024, a companhia registrou receita de 97,4 bilhões de wons (aproximadamente R$ 354,3 milhões), um crescimento de 11%, e um lucro operacional de 18,8 bilhões de wons (cerca de R$ 68,4 milhões), quase quatro vezes maior que o do ano anterior.

A Coreia do Sul continua sendo referência global em cultura pop, conhecida pela banda de K-pop BTS e pelas séries de sucesso na Netflix, como “Round 6 (Squid Game)” e “As guerreiras do K-pop”.

Expansão dos negócios da Pinkfong

Aproveitando a fama de “Baby Shark”, vídeo mais visto da história no YouTube, a empresa lançou seu capital na bolsa para ampliar suas operações além do segmento infantil e demonstrar ser uma companhia de mídia completa, capaz de criar novos sucessos globais. A abertura de capital ocorre em um contexto de crescente popularidade do entretenimento coreano, impulsionada por grupos de K-pop como BlackPink e BTS.

“Quem investe na Pinkfong está basicamente fazendo uma aposta de alto risco”, afirmou Kim Dojoon, diretor de investimentos da Zian Investment Management. Ele comparou a situação à da SAMG Entertainment Co., que teve seu valor triplicado este ano graças à animação “Catch! Teenieping”.

De acordo com o jornal The Wall Street Journal, a empresa que criou essa música amplamente conhecida enfrenta desafios para obter lucro devido a restrições de publicidade em conteúdo infantil, e busca recursos para diversificar suas operações.

O portfólio da companhia inclui marcas como “Pinkfong” — seu mascote em forma de raposa —, Baby Shark, Bebefinn e Sealook. Muitos destes personagens são protegidos por patentes, o que ajuda a reduzir a dependência do Baby Shark para gerar receita. Segundo o CEO Kim Min-seok, a franquia Bebefinn já ultrapassou Baby Shark em termos de faturamento de conteúdo.

O modelo de negócios da Pinkfong baseia-se na criação de vídeos curtos e atrativos para plataformas como YouTube, serviços de streaming, TV e aplicativos móveis. Quando essas músicas se tornam populares, a empresa monetiza através de publicidade, royalties de streaming, licenciamento e venda de produtos oficiais, além de shows ao vivo, jogos e conteúdos de maior duração.

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