Mundo
Israel apoia plano de Trump para Gaza e espera paz
O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, expressou nesta terça-feira (18) apoio ao plano de paz para Gaza proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que a iniciativa trará “paz e prosperidade”. O plano recebeu aprovação do Conselho de Segurança da ONU na segunda-feira.
Segundo a equipe de Netanyahu na rede social X, o plano do presidente Trump promove a paz ao enfatizar a completa desmilitarização, o desarmamento e a redução do radicalismo em Gaza.
Israel está disposto a colaborar com seus vizinhos que buscam paz e prosperidade, convidando-os a normalizar relações e unir esforços para eliminar o Hamas e seus aliados da região.
A Autoridade Palestina também manifestou apoio à resolução do Conselho de Segurança. Em comunicado divulgado no X, o Ministério palestino das Relações Exteriores ressaltou a importância de implementar imediatamente a resolução, que prevê, entre outras medidas, o envio de uma força internacional para o território palestino.
Por outro lado, o grupo palestino Hamas, que administra Gaza, criticou o plano, afirmando que ele não atende às demandas e direitos do povo palestino.
A resolução aprovada pela ONU fortalece o plano de paz de Trump, contemplando o envio de uma força internacional e estabelecendo um caminho para a criação de um Estado palestino no futuro. Ela também solicita a retomada das entregas massivas de ajuda humanitária por meio da ONU, da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login