Conecte Conosco

Economia

PT, PSOL e PSB pedem CPI para investigar BRB e Banco Master após ação da PF

Publicado

em

Três partidos da oposição ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), protocolaram nesta terça-feira, 18, um pedido para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na tentativa de aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Mais cedo, a Justiça Federal afastou do cargo o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, e o diretor financeiro da instituição, como parte de uma operação que investiga crimes relacionados ao Banco Master.

Na noite da segunda-feira, 17, o proprietário do Master, Daniel Vorcaro, foi preso pela Polícia Federal ao tentar deixar o país pelo Aeroporto de Guarulhos. No dia seguinte, o Banco Central ordenou a liquidação do Master.

O pedido para a CPI já conta com seis das oito assinaturas necessárias para avançar, incluindo os deputados dos partidos PT, PSOL e PSB.

Dois deputados distritais que assinaram o requerimento esperam que, até o final do dia, a deputada Paula Belmonte (Cidadania) também apoie o pedido. Quando a CLDF votou a operação de compra do Master pelo BRB, sete parlamentares se posicionaram contra.

Em março deste ano, o BRB divulgou a intenção de adquirir os ativos do Master, numa operação que foi recusada pelo Banco Central em setembro. No requerimento, os parlamentares destacam a necessidade de investigar a operação, além das eventuais práticas de gestão fraudulenta e irresponsável, conforme indicado pela ação da Polícia Federal, e a possível utilização de recursos ilegais para socorrer uma instituição privada em dificuldades financeiras.

Segundo o documento, há indícios de que a aquisição poderia significar a transferência de prejuízos privados para recursos públicos, além de suspeitas de influência política e favorecimento indevido, conforme apontado por parlamentares e pela mídia. A importância econômica, institucional e social do caso exige uma investigação minuciosa para garantir transparência, responsabilização e proteção do dinheiro público.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados