Conecte Conosco

Economia

Paraguai e Brasil acertam diálogo sobre Itaipu e encerram polêmica de espionagem

Publicado

em

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e seu homólogo paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano, encontraram-se na segunda-feira, 17, em Assunção. Conforme comunicado oficial, o governo brasileiro informou que o Paraguai considerou finalizada a questão envolvendo a espionagem brasileira em seu território e concordou em retomar as negociações acerca do Anexo C do Tratado de Itaipu ainda neste mês de dezembro.

“Os dois chanceleres firmaram o compromisso de reiniciar, na primeira quinzena de dezembro de 2025, as tratativas para a revisão do Anexo C do Tratado de Itaipu, tomando como base o entendimento bilateral firmado em abril de 2024”, declarou o comunicado.

Em abril de 2025, o Paraguai interrompeu as negociações com o Brasil sobre o Anexo C do Tratado de Itaipu até que as acusações de espionagem conduzida pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra autoridades paraguaias fossem esclarecidas.

As ações de espionagem teriam começado em 2022, no governo Bolsonaro, e foram encerradas em 2023, sob a administração Lula.

Além disso, os chanceleres discutiram possíveis datas para visitas dos presidentes do Brasil e do Paraguai, que pretendem abordar temas como infraestrutura, energia, segurança pública, defesa, além de colaboração em áreas como alimentação escolar e educação.

“Ambos demonstraram satisfação com a decisão de continuar reforçando as excelentes relações bilaterais, empenhando-se para garantir um futuro com mais prosperidade e qualidade de vida para os cidadãos dos dois países”, conclui o documento.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados