Mundo
Reino Unido alerta Putin após navio russo ser visto em águas britânicas
John Healey, ministro da Defesa do Reino Unido, emitiu um alerta nesta quarta-feira (19) ao presidente russo, Vladimir Putin, depois que o navio militar russo “Yantar” foi avistado em águas britânicas pela segunda vez neste ano.
“Minha mensagem à Rússia e a Putin é que estamos atentos. Sabemos o que estão fazendo e se o ‘Yantar’ se mover para o sul esta semana, estaremos prontos”, disse o ministro em uma coletiva de imprensa.
O navio foi avistado próximo ao norte da Escócia e, pela primeira vez, teria direcionado seus lasers para os pilotos da Royal Air Force que monitoravam suas ações.
Healey ressaltou: “Esta é a segunda vez este ano que o navio entra em águas sob responsabilidade britânica.”
O ministro explicou que o “Yantar” faz parte de uma frota russa destinada a ameaçar e comprometer infraestruturas submarinas do Reino Unido e seus aliados.
Ele acrescentou que este programa russo visa desenvolver tecnologias para vigilância em tempos de paz e para sabotagem em situações de conflito.
Em 22 de janeiro, Healey já havia alertado Putin após a detecção do mesmo navio pelo Royal Navy no Canal da Mancha e posteriormente no Mar do Norte.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login