Conecte Conosco

Notícias Recentes

Senador promete resolver dúvidas sobre PF no projeto antifacção

Publicado

em

Senador Alessandro Vieira (MDB-SE), escolhido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para relatar o Projeto de Lei Antifacção na Casa, declarou nesta quarta-feira, 19, em entrevista à GloboNews, que as dúvidas em torno da Polícia Federal (PF) serão solucionadas no Senado. Ele destacou a importância de chegar a um texto que agrade a todos e afirmou que a versão aprovada pela Câmara dos Deputados já está bem alinhada com as expectativas da PF.

“O plano é apresentar um texto pronto para votação no Senado ainda este mês e, seguramente, com as alterações que serão feitas, ele retornará à Câmara dos Deputados”, explicou Vieira, que também compõe a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado.

A Câmara aprovou o projeto antifacção com o substitutivo proposto pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP). Houve críticas de governistas quanto às responsabilidades atribuídas à PF e aspectos relacionados ao financiamento da corporação. O texto principal foi aprovado por 370 votos contra 110, e a redação final foi aprovada por voto simbólico. O projeto que estabelece o Marco Legal do Combate ao Crime Organizado no Brasil seguirá agora para análise no Senado, sob a relatoria de Vieira.

Após a aprovação na Câmara, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), ressaltou que no debate sobre o texto “não houve heróis nem vilões”. “Políticos podem defender suas opiniões, mas o verdadeiro vilão é o crime organizado e o herói é o povo brasileiro”, declarou ele. Segundo Motta, a Câmara ‘faz história’ ao oferecer uma resposta firme contra os criminosos.

A votação enfrentou resistência da base do governo Luiz Inácio Lula da Silva, que se prepara para tentar alterar pontos específicos do texto no Senado, principalmente relacionados à destinação dos bens do crime para fundos federais. Houve tentativa de adiar a votação e de votar o projeto original encaminhado à Câmara, mas não obteve sucesso.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados