Conecte Conosco

Centro-Oeste

Primeiro voo do caça F-39 Gripen ocorre na base aérea de Anápolis

Publicado

em

O caça F-39 Gripen realizou nesta quarta-feira (19/11) seu voo inaugural no Brasil, percorrendo uma distância de 1,2 mil quilômetros. O aparelho decolou de Navegantes (SC) às 9h03 e aterrissou pouco mais de uma hora depois na Base Aérea de Anápolis (BAAN).

O voo inicial foi conduzido pelo major aviador Thiago Henrique da Costa Camargo, do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) da Força Aérea Brasileira (FAB).

“Este voo é especial, pois considera todos os aspectos tradicionais de planejamento, e também as particularidades de um voo de teste, dado que a aeronave acabou de chegar ao país e recebeu a instalação de alguns equipamentos essenciais”, explicou ele.

Segundo o major, o Gripen possui uma interface e interação homem-máquina que diminuem a carga de trabalho do piloto, facilitando a concentração na missão a ser cumprida.

A aeronave chegou ao Brasil na última sexta-feira (14/11) pelo Porto de Navegantes, no litoral norte de Santa Catarina, após deixar o porto de Norrkoping, na província de Östergötland, a bordo do navio MV Florijngracht.

Com envergadura de 8,6 metros, altura de 4,5 metros e comprimento de 14 metros, o caça alcança uma velocidade máxima de 2,4 mil km/h. Além disso, pode atingir altitudes superiores a 16 mil metros e é reconhecido por sua elevada tecnologia combinada com baixo custo operacional.

O programa Gripen Brasileiro resulta de uma colaboração entre Brasil e Suécia para a aquisição e desenvolvimento de caças no país. O acordo começou em 2013 e engloba, além das aeronaves, sistemas de suporte, assistência logística e equipamentos associados.

De acordo com a FAB, esse projeto é um marco importante para a Força Aérea e para a indústria brasileira. “Além de representar tecnologia avançada na defesa nacional, o F-39 Gripen provoca efeitos positivos na Base Industrial de Defesa (BID), contribuindo para a geração de empregos, para a qualificação de profissionais e para o fortalecimento econômico,” afirma a Força Aérea em comunicado.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados