Conecte Conosco

Mundo

Paquistão mata 23 insurgentes na fronteira com Afeganistão

Publicado

em

As forças de segurança do Paquistão eliminaram 23 insurgentes em duas operações realizadas próximas à fronteira com o Afeganistão, uma semana depois de um ataque suicida que resultou em 12 mortos na capital Islamabad, conforme comunicado do exército nesta quinta-feira (20).

Os insurgentes faziam parte do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP) ou de seus grupos aliados, segundo declaração do exército, que também acusou a Índia de os apoiar.

As ações ocorreram no distrito de Kurran, na província de Khyber Pakhtunkhwa, área conhecida pela intensa atividade insurgente transfronteiriça, especialmente após o retorno do Talibã ao poder no Afeganistão em 2021.

“O Paquistão continuará intensamente combatendo a ameaça do terrorismo patrocinado e apoiado externamente”, afirmou o exército.

Islamabad acusa o governo de Cabul de dar suporte a grupos armados, em especial o TTP, que promovem ataques dentro do território paquistanês.

Recentemente, o Paquistão adotou um tom mais rígido contra a Índia, que também é acusada de apoiar os combatentes. Tanto o Afeganistão quanto a Índia negam envolvimento nos ataques.

Na semana passada, um atentado suicida em frente a um tribunal na capital causou a morte de 12 pessoas e feriu várias outras. O Paquistão responsabilizou o Afeganistão pelo ataque, reivindicado por uma facção do TTP.

As relações entre Islamabad e Cabul se agravaram significativamente, com vários confrontos na fronteira que representam os piores episódios em anos.

Em outubro, os dois países firmaram um acordo de trégua provisório, mas não conseguiram finalizar os termos após diversas rodadas de negociação no Catar.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados