Mundo
Lula agradece Trump e quer acabar com desentendimento comercial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira (20), em vídeo divulgado nas redes sociais, que a suspensão das tarifas comerciais de 40% sobre uma lista específica de produtos brasileiros foi um gesto significativo.
“Não é tudo que desejamos, nem tudo que o Brasil necessita, mas é uma atitude importante. O presidente Trump anunciou que começará a reduzir as tarifas sobre diversos produtos brasileiros que estavam taxados em 40%. Isso é um avanço considerável”, declarou. Lula elogiou a decisão do líder norte-americano e manifestou a esperança de que possam se encontrar pessoalmente no Brasil ou nos Estados Unidos.
“Trump está convidado para visitar o Brasil quando desejar, e espero ser convidado a ir a Washington para resolver qualquer desentendimento comercial ou político entre Brasil e Estados Unidos”, completou.
O presidente apareceu no vídeo ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em São Paulo, pouco antes de viajar para a África do Sul, onde participará da Cúpula do G20. Lula fez questão de agradecer Trump, ainda que parcialmente, e pediu que os países busquem um acordo comercial completo.
“Agradecerei totalmente quando tudo estiver completamente acordado entre nós”.
Situação atual da suspensão de tarifas
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a suspensão da tarifa de importação de 40% sobre determinados produtos brasileiros. Entre os itens listados estão café, chá, frutas tropicais, sucos de frutas, cacau e especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.
Segundo um decreto executado pela Presidência dos EUA, a decisão veio após uma conversa telefônica com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual foi acordado o início de negociações para tratar das questões indicadas no Decreto Executivo 14.323. Essas negociações ainda continuam em progresso.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login