Conecte Conosco

Notícias Recentes

Messias indicado para vaga no STF; média de idade dos ministros cai para 58 anos

Publicado

em

A indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF) traz uma pequena redução na média de idade dos membros da Corte. Antes da saída antecipada de Luís Roberto Barroso, a média era de 60,9 anos, mas agora caiu para 58,9 anos.

Jorge Messias tem 45 anos. Se confirmado pelo Senado, será o ministro mais jovem do STF e poderá permanecer na Corte por quase 30 anos, até completar 75 anos.

Atualmente, o ministro mais velho é Luiz Fux, com 72 anos. O membro mais jovem da atual composição é Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula em 2023, com 49 anos.

A escolha de Messias segue a tendência de selecionar ministros com menos de 50 anos, o que permite mandatos longos na Suprema Corte. Dos últimos seis escolhidos por presidentes diferentes — Michel Temer, Jair Bolsonaro e Lula — cinco não tinham alcançado os 50 anos ao assumirem suas cadeiras. A única exceção recente foi Flávio Dino, nomeado aos 55 anos.

Durante os 40 anos da Nova República, dez ministros com menos de 50 anos foram nomeados, representando um terço do total de 31 empossados. Atualmente, seis dos dez ministérios são ocupados por esses ministros jovens. Exceto Dilma Rousseff, todos os presidentes desde então escolheram pelo menos um ministro mais jovem.

Os mais recentes indicados jovens foram Cristiano Zanin, aos 47 anos, e três ministros indicados aos 48 anos: André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

Ministro mais jovem da história recente

A nomeação de ministros jovens não é novidade, porém era mais incomum no passado. Por exemplo, no segundo mandato de Lula, Dias Toffoli foi indicado como o mais jovem ministro desde o início da redemocratização, tomando posse aos 41 anos, podendo permanecer até 2042.

Por outro lado, Lula também escolheu ministros com mais de 60 anos, como Eros Graus e Menezes Direito. De forma semelhante, o ex-presidente José Sarney indicou Celso de Mello, aos 43 anos, e Carlos Madeira, com 65 anos, o mais velho desde 1985.

Quem é Jorge Messias?

Jorge Messias é servidor público de carreira, tendo sido procurador do Banco Central e da Fazenda Nacional. Engajado no movimento sindical da AGU, atuou no Ministério da Educação durante a gestão de Mercadante, quando também foi secretário de Regulação, e aproximou-se de líderes do PT.

Durante o governo de Dilma Rousseff, ocupou o cargo de subchefe de Assuntos Jurídicos, em um período crítico para o partido. Seu nome ganhou notoriedade nacional após uma interceptação telefônica divulgada na Lava Jato, envolvendo uma conversa entre os presidentes Lula e Dilma em 2016. Na interceptação, Dilma avisa que enviaria a posse do ministro da Casa Civil através de

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados