Mundo
Mais de 20 mortos em ataques israelenses na Faixa de Gaza
Pelo menos 21 pessoas perderam a vida neste sábado (22) devido a bombardeios israelenses na Faixa de Gaza, conforme informou a Defesa Civil, complicando ainda mais o cessar-fogo vigente na região palestina.
Israel declarou que suas ações foram uma resposta a um ataque do Hamas e comunicou a morte de cinco de seus líderes. Os bombardeios foram retomados na última quarta-feira pelo Exército israelense.
Tanto Israel quanto o Hamas se acusam de desrespeitar o cessar-fogo que começou em 10 de outubro, após dois anos de conflito intenso.
O Exército israelense afirmou estar mirando alvos do Hamas em reação a um ataque realizado por um combatente armado contra seus soldados na região sul.
Segundo Mahmud Basal, porta-voz da Defesa Civil, os ataques resultaram em 21 mortos nas áreas de Gaza, Deir al-Balah e Nuseirat.
No hospital Al-Aqsa, em Deir al-Balah, foram observadas ambulâncias chegando com feridos, incluindo crianças.
O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu informou que o Exército eliminou cinco membros de alto escalão do Hamas, acusando o grupo de romper a trégua ao promover um ataque em território israelense.
O Hamas, por sua vez, acusou Israel de não cumprir o acordo de cessar-fogo, alegando que o país pretende expandir sua área de controle na Faixa de Gaza além dos limites previamente estabelecidos.
Devido às limitações impostas à imprensa local, as informações fornecidas pelos dois lados não puderam ser confirmadas de forma independente.
Além disso, o Exército israelense anunciou novos ataques contra o Hezbollah no sul do Líbano, apesar do cessar-fogo vigente com o grupo pró-Irã, que acusa Israel de tentar se rearmar.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login