Conecte Conosco

Economia

Fed propõe corte dos juros em dezembro por preocupação com emprego

Publicado

em

O diretor do Federal Reserve (Fed), Christopher Waller, declarou em entrevista à Fox Business nesta segunda-feira (24) que apoia a redução das taxas de juros na reunião do banco central dos Estados Unidos marcada para 10 de dezembro. A motivação principal é a sua apreensão com o mercado de trabalho.

Waller destacou que, desde a última reunião do Fed, os dados não indicam grandes mudanças, com a inflação permanecendo estável e o mercado de trabalho mostrando sinais de enfraquecimento.

Segundo ele, não há expectativa de melhora significativa nas próximas semanas e a maioria dos indicadores do setor privado sugere um mercado frágil, sem evidências de grandes contratações por parte das empresas. “Se os dados indicarem recuperação, podemos agir de forma mais cautelosa”, ponderou.

Quanto à inflação, mencionou um leve aumento, que deve diminuir em breve, estando atualmente perto de 2,4% ou 2,5% quando excluídos os impactos das tarifas. “O efeito da inflação causada pelas tarifas é limitado e passageiro”, complementou.

Waller defende uma avaliação contínua dos indicadores econômicos para orientar as decisões do Fed em janeiro.

Além disso, cotado para suceder Jerome Powell na presidência do Fed, ele relatou ter tido uma conversa produtiva com o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, responsável pelas entrevistas dos candidatos. “Nossa reunião foi excelente, discutindo economia e mercado. A administração busca alguém experiente para ocupar a função”, disse Waller.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados