Conecte Conosco

Economia

Lula propõe uso da Petrobras para perfurar gás em Moçambique

Publicado

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu nesta segunda-feira (24) os serviços da Petrobras para a exploração de gás natural em Moçambique e destacou a importância de ampliar a presença de empresas brasileiras no país.

“Não há impedimento para que a Petrobras, representada por sua diretora de Perfuração, Sylvia dos Anjos, venha até aqui se reunir com as empresas locais para discutir possíveis acordos e iniciar a extração do gás”, afirmou Lula durante fórum com empresários dos dois países em Maputo, capital de Moçambique.

Lula ressaltou que o Brasil necessita muito de gás e que Moçambique possui vastas reservas, mas enfrenta limitações por falta de experiência na exploração.

O presidente brasileiro lembrou que a Petrobras já atuou em diversas nações africanas, mas que atualmente está focada apenas no Brasil.

“A Petrobras esteve presente em muitos países africanos, assim como várias empresas de engenharia brasileiras que trabalharam em projetos como pontes, viadutos e hidrelétricas em quase todos os estados do continente”, explicou.

Ele acrescentou que a Petrobras retirou-se da África e concentrou-se no mercado interno devido a interesses contrários à expansão da estatal.

Antes, o presidente moçambicano Daniel Chapo mencionou a atuação de empresas brasileiras no país, citando exemplos como Odebrecht, Camargo Corrêa e OAS.

Durante seu primeiro mandato, Lula incentivou empresas a investirem na África, destacando o continente como um mercado estratégico para facilitar exportações à Europa, mesmo reconhecendo que os riscos são desafiadores.

A visita oficial de Lula acontece no marco dos 50 anos de relações bilaterais entre Brasil e Moçambique. Pela manhã, ele se reuniu bilateralmente com Daniel Chapo e participou da assinatura de acordos conjuntos.

Nesta segunda-feira, Lula também será agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Está previsto seu retorno a Brasília no início da tarde.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados