Brasil
Lula recebe doutorado honorário em Moçambique
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (24) o título de doutor honoris causa em ciência política, desenvolvimento e cooperação internacional pela Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique. A visita à capital moçambicana marca os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Moçambique.
A homenagem reconhece o percurso do presidente Lula e a contribuição do Brasil para o progresso da educação e ciência em Moçambique. O reitor da universidade, Jorge Ferrão, afirmou que mais de 30% dos profissionais em altos cargos acadêmicos moçambicanos, entre mestres e doutores, são formados em instituições brasileiras, fruto de cooperações realizadas durante os mandatos do presidente Lula.
Jorge Ferrão destacou que o impacto desses quadros formados no Brasil fortalece o futuro científico e tecnológico de seu país e ressalta a importância de Moçambique no cenário mundial. Ele também agradeceu em nome de outras instituições moçambicanas que participaram da outorga do título.
Em 2012, Lula lançou o Projeto Sonho, uma iniciativa de educação à distância para professores do ensino básico, envolvendo escolas e universidades dos dois países, beneficiando mais de 200 educadores na época. Ainda, em 2024, cerca de 600 jovens indígenas brasileiros foram recebidos pela Universidade Pedagógica de Maputo.
O compromisso acadêmico é recíproco: em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, a universidade moçambicana comprometeu-se a contribuir para o ensino da história e cultura afro-brasileira no currículo brasileiro.
Jorge Ferrão ressaltou também o comprometimento do presidente Lula com a justiça social e a reparação histórica, destacando a importância de restituir à África seu valor original, após séculos de escravidão. Ele salientou a luta para garantir dignidade alimentar a milhões de pessoas famintas no mundo, o que muda a consciência global.
Durante a cerimônia, Lula mencionou políticas educacionais e de redução de desigualdades desenvolvidas no Brasil, reforçando que investir em educação é o melhor investimento que um governo pode fazer. Ele comentou sobre a importância da educação para proporcionar oportunidades, emprego e dignidade aos jovens e mulheres.
Lula recordou a dívida do Brasil com a África, que forjou a alma da nação durante os 300 anos de escravidão, e salientou o programa de cooperação internacional para estudantes estrangeiros que tem mais de 60 anos no Brasil.
Ele enfatizou que a cooperação internacional deve se basear na solidariedade, respeito à dignidade e soberania dos países. Para Lula, não existe verdadeira democracia sem acesso ao conhecimento, nem desenvolvimento quando as riquezas estão concentradas. A educação é a chave para igualdade de oportunidades concreta, formando cidadãos conscientes, trabalhadores qualificados e lideranças éticas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login