Centro-Oeste
Chuva continua no DF com alerta de tempestade
Os moradores do Distrito Federal enfrentaram chuvas contínuas nesta terça-feira (25/11), com o céu da capital encoberto por nuvens densas, limitando a incidência de luz solar. Conforme informado pelo Instituto de Meteorologia (Inmet), as condições meteorológicas deverão se manter durante o dia.
A capital do país está sob alerta amarelo devido à possibilidade de tempestades com potencial perigoso.
O instituto registrou que o DF já acumula mais de oito horas seguidas de chuvas em toda a região, com algumas áreas apresentando nuvens mais carregadas e intensas. Brazlândia foi a localidade com maior volume de precipitação, acumulando 73,6 mm desde a madrugada.
As demais estações indicaram as seguintes medidas:
- Plano Piloto: 36 mm;
- Águas Emendadas: 24,2 mm;
- Gama: 17 mm;
- Paranoá: 4,4 mm.
As precipitações devem continuar até o período noturno, com atenção para a possibilidade de que a capital entre no nível de alerta para chuvas intensas do Inmet.
O aviso destaca que podem ocorrer chuvas com intensidade entre 20 e 30 mm por hora, ou até 50 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos fortes que podem variar entre 40 e 60 km/h. Há também um risco moderado de cortes de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas atmosféricas.
Em relação à temperatura, espera-se um clima mais ameno, com máxima prevista em 29°C, e variação na umidade relativa do ar entre 100% e 50%. A manhã foi mais fresca, chegando a 16°C com sensação térmica de 11°C.
Cuidados durante as chuvas
Durante este período, é fundamental redobrar a atenção no trânsito, especialmente em áreas suscetíveis a enchentes e alagamentos, onde a prevenção é essencial.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) alerta para os perigos causados pela baixa visibilidade, pavimentos molhados, e especialmente o acúmulo de água e óleo nas vias, que aumentam os riscos para os motoristas, exigindo cuidado redobrado.
Além disso, o Ministério da Saúde disponibiliza materiais com orientações para evitar acidentes relacionados a inundações, deslizamentos e outros riscos, além de instruções para procurar ajuda e medidas preventivas importantes.
- Manter-se informado junto à Defesa ou Proteção Civil sobre os riscos na área de residência;
- Em caso de ferimentos causados por enchentes, identificar os sintomas e buscar atendimento médico para evitar complicações;
- Evitar contato com água contaminada para prevenir infecções e doenças como difteria, gripe, tuberculose e meningite.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login