Notícias Recentes
Heliópolis inaugura a primeira sala de concerto em uma favela no mundo
Com o propósito de inserir Heliópolis no cenário cultural de São Paulo, o Instituto Baccarelli abriu, nesta terça-feira (25/11), o Teatro Baccarelli, que é a primeira sala de concerto situada dentro de uma favela no mundo. A comunidade está localizada no Sacomã, na zona sul da capital paulista.
A construção do teatro teve início em março de 2024. O Teatro Baccarelli servirá como palco para todos os grupos artísticos do instituto, que conta com 18 coros e quatro orquestras, além de vários grupos de câmara. O local oferece a oportunidade para 1.400 alunos participarem das apresentações.
Além das performances dos estudantes do instituto, o teatro buscará atrair grupos renomados nacionalmente e internacionalmente, democratizando o acesso à cultura para a comunidade e arredores.
O teatro também possui uma função educativa, com cursos nas áreas relacionadas às artes cênicas, como cenotecnia, iluminação, sonorização e projeção para cinema.
Teatro em Heliópolis
Com mais de 1.300 m² de área construída, o Teatro Baccarelli foi planejado para acomodar uma plateia de 533 lugares. O teatro será moderno e versátil, com um fosso móvel para receber espetáculos de diferentes linguagens, como balés e óperas.
O projeto acústico, de padrão internacional, está sendo conduzido por José Nepomuceno, responsável por projetos de prestígio como Sala São Paulo, Sala Minas Gerais e Sala Cecília Meireles, entre outros espaços culturais.
O teatro contará com uma ilha de edição e transmissão que permitirá produções e gravações independentes, equipada com tecnologia avançada e moderna.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login