Economia
BC audita ativos passados ao BRB por Master para garantir segurança
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central (BC), declarou que o órgão está conduzindo uma auditoria para verificar a validade dos ativos recentemente transferidos pelo Banco Master ao BRB. Essa transferência decorre da anulação de uma venda de carteiras de crédito que está sendo investigada.
Após identificar problemas na negociação, que envolveu R$ 12,2 bilhões, o BC exigiu que o BRB desfaça a compra para ajustar suas finanças.
Devido à crise financeira enfrentada, a substituição dos ativos foi feita principalmente com bens do Banco Master, cuja estabilidade financeira é incerta. Se esses ativos apresentarem falhas, o governo do Distrito Federal poderá precisar injetar capital no banco estatal.
Galípolo explicou em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado que o BC está avaliando se os ativos são válidos e se as garantias correspondem.
Ele também ressaltou que o valor dos ativos fora da bolsa é difícil de determinar e só pode ser confirmado na venda.
O BC questionou a operação após identificar informações insuficientes e informou o Ministério Público Federal. Contudo, o banco central não é responsável por investigar as motivações do BRB, função essa das autoridades policiais e judiciais.
Segundo Galípolo, as questões sobre as razões da operação ultrapassam o âmbito do BC e estão sob investigação da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login