Mundo
EUA e China são rivais, mas podem cooperar na Ucrânia
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que os Estados Unidos e a China estarão sempre em uma relação de rivalidade, o que ele considera algo natural, durante uma entrevista para a CNBC na última terça-feira, dia 25.
Apesar disso, Bessent destacou que os dois países chegaram a um acordo para colaborar na busca pela paz no conflito da Ucrânia e que existe a possibilidade de trabalharem juntos em outras áreas, sem especificar quais.
Ele mencionou ainda que, pouco depois do encontro na Coreia do Sul, o então presidente Donald Trump fez uma ligação ao presidente chinês Xi Jinping. De acordo com Bessent, as relações com a China estão em boa direção, embora a política dos EUA a respeito de Taiwan permaneça inalterada.
Bessent comentou que a China está cumprindo com o cronograma estipulado para as compras de soja. Além disso, ele revelou que podem acontecer até quatro encontros entre o ex-presidente Trump e Xi no próximo ano, e que Trump pode participar da Cúpula da APEC em Shenzhen, prevista para novembro de 2026.
Sobre assuntos internos, o secretário analisou que Trump tem a intenção de agir para o benefício do povo americano e expressou otimismo quanto ao desempenho da cidade de Nova York sob a nova liderança do prefeito eleito, Zohran Mamdani.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login