Notícias Recentes
Fuvest cancela questão de matemática no vestibular
A Fuvest cancelou uma questão de matemática da primeira fase do vestibular de 2026, que ocorreu no domingo, dia 23 de novembro. Segundo o comitê que organiza a prova, nenhuma das alternativas oferecidas estava correta, por isso a questão foi anulada.
Com essa decisão, todos os candidatos que realizaram a prova em São Paulo receberão os pontos referentes a essa questão automaticamente.
A questão anulada é a número 3 do caderno de provas V1.
Descrição da questão anulada
Em uma eleição para um conselho com 5 vagas, há 7 candidatos e 35 eleitores. Os 5 candidatos com mais votos são eleitos, usando a idade para desempate: se houver empates na última vaga, o candidato mais velho é escolhido. Aleph, que é o candidato mais jovem, avalia quantos votos precisaria para garantir sua eleição.
Considerando que cada eleitor vota em apenas um candidato e normalmente um ou dois eleitores não comparecem, as alternativas são:
- Se um ou dois eleitores faltarem, Aleph será eleito com pelo menos 5 votos.
- Aleph não será eleito com 5 votos, mesmo que um ou dois eleitores não votem.
- Se dois eleitores faltarem, Aleph precisará de 5 votos para ser eleito, mas se apenas um faltar, 5 votos não garantem a eleição.
- Se dois eleitores não forem votar, Aleph precisará que um dos eleitos tenha 6 ou mais votos para conseguir se eleger com 4 votos.
- Se apenas um eleitor faltar, Aleph precisará que dois eleitos tenham 6 ou mais votos para se eleger com 4 votos.
O gabarito corrigido será divulgado na quarta-feira, 26 de novembro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login