Notícias Recentes
Reinaldo Bastos afirma que Copinha 2026 pode revelar jovens talentos
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), ressaltou que a Copa São Paulo de Futebol Jr., conhecida como Copinha, representa uma grande chance para revelar novos jovens talentos do futebol no Brasil. O anúncio foi feito durante o evento de lançamento do torneio, realizado no estádio do Pacaembu, na zona oeste de São Paulo, na noite de terça-feira (25/11).
“A Copinha oferece ao jovem a oportunidade de sonhar. Para muitos deles, essa é a principal ocasião para se destacar, ser notado e acreditar no seu potencial. Este torneio vai além do futebol; ele exerce uma importante função social para a juventude em todo o país”, afirmou Reinaldo Bastos.
Ele destaca que a edição de 2026, a 56ª do torneio, poderá revelar jogadores ainda mais jovens, especialmente devido ao calendário apertado causado pela Copa do Mundo, que será realizada entre junho e julho do próximo ano.
“Situações assim já ocorreram anteriormente, mas a riqueza de talentos no futebol brasileiro é grande. Caso algum jogador titular não esteja disponível, surgirã outros atletas, e teremos surpresas. O jovem será diferente, demonstrará grande futebol, e apresentaremos novos jogadores, possivelmente mais jovens, que terão a chance de brilhar mais cedo”, explicou.
Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), também concorda com a relevância da Copinha na revelação de talentos. Natural de Roraima e ex-jogador de base, ele enfatizou o papel fundamental do torneio para estimular o futebol de base e destacar promissores atletas. A Copinha é considerada prioridade em sua gestão, que completou seis meses.
“Muitos craques da seleção brasileira deram seus primeiros passos na Copinha. Muitos começaram em campos pelo estado de São Paulo e depois brilharam em grandes clubes. É uma honra para a CBF apoiar esse torneio com uma trajetória tão significativa. Estamos comprometidos com o incentivo contínuo ao futebol de base, que é prioridade para nossa gestão”, declarou Samir Xaud.
Além disso, a CBF deve anunciar em breve o calendário para o futebol de base em 2026, buscando dar mais atenção e cuidado à categoria de entrada no esporte.
Sobre a Copinha
A 56ª edição da Copinha contará com mais de quatro mil atletas representando 128 equipes, distribuídas em 32 grupos de quatro times. Na fase inicial, as equipes competem em turno único dentro de seus grupos. As duas equipes melhores colocadas de cada grupo avançam para a fase eliminatória, que é disputada em jogo único, com a decisão por pênaltis em caso de empate, sem prorrogação.
A final costuma ocorrer em 25 de janeiro, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo.
Reinaldo Bastos ressaltou que a Copinha, iniciada em 1969, é a maior competição de futebol de base do mundo e a intenção é que o torneio cresça a cada ano. Ele reafirmou seu impacto social e sua importância como uma porta de entrada para o futebol profissional, reiterando o sonho que oferece aos jovens atletas em todo o Brasil.
Impacto do calendário em 2026
O calendário do futebol global em 2026 passou por modificações, principalmente no Brasil, onde os campeonatos estaduais foram antecipados, afetando a disponibilidade dos jogadores profissionais para a Copinha.
Reinaldo Bastos vê essa situação como uma nova oportunidade para a descoberta de talentos no futebol brasileiro. Segundo ele, mesmo com as mudanças, o país conta com muitos jogadores promissores prontos para surgir quando uma vaga se abre, o que garante muitas surpresas e a apresentação de atletas mais jovens com grande qualidade.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login