Economia
COP30 impulsiona turismo no Brasil, diz Sabino
Após a conclusão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), realizada em Belém, o ministro do Turismo, Celso Sabino, avaliou positivamente o impacto do evento no Brasil.
“O mundo agora conhece Belém, uma porta de entrada para a Amazônia. O aumento do interesse pelo ecoturismo, turismo sustentável e de aventura está alinhado com a promoção que fizemos da cidade”, afirmou Sabino.
Além do reconhecimento internacional do destino, as melhorias em logística proporcionadas por investimentos públicos e privados tornaram Belém mais preparada para receber um número maior de visitantes.
“Na capital do Pará, temos hoje uma excelente infraestrutura hoteleira, aeroportuária, portuária, além de espaços de convivência, lazer e uma diversificada rede de restaurantes que valorizam a culinária local, reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia.”
Sabino comentou sobre o incêndio ocorrido em uma área da COP30 nos últimos dias do evento, esclarecendo que o incidente não prejudicou a imagem da cidade. “O planejamento e a execução foram rigorosos, e nosso sistema de combate a incêndios funcionou eficazmente. Utilizamos materiais antichamas em diversos locais do evento.”
A suspeita é que o fogo tenha sido causado pelo uso impróprio de um micro-ondas, ainda sob investigação pela Polícia Federal.
O ministro destacou que a COP30 atraiu mais de 60 mil visitantes a Belém.
“O avanço do turismo é resultado de um trabalho sério e planejado, com ações antecipadas no nosso Plano Nacional de Desenvolvimento do Turismo, criado em 2023.”
Segundo Sabino, os resultados já são visíveis: “No ano passado, superamos todos os recordes históricos do setor, superando eventos como Copa do Mundo e Olimpíada. Para este ano, a expectativa é alcançar 10 milhões de turistas estrangeiros, uma marca inédita, elevando o Brasil além da faixa de 5 a 6 milhões anuais.”


Você precisa estar logado para postar um comentário Login