Conecte Conosco

Notícias Recentes

Rodízio alto de presos no local onde Bolsonaro cumpre pena em Brasília

Publicado

em

A Superintendência da Polícia Federal (PF) em Brasília abriga o ex-presidente Jair Bolsonaro, detido no último sábado (22). Além dele, outros presos ficam no complexo, porém em uma área diferente. Bolsonaro está em uma sala com aproximadamente 12 metros quadrados, equipada com cama de solteiro, ar-condicionado e frigobar.

O espaço foi especialmente preparado para o ex-presidente. Ele dispõe de duas horas diárias para tomar sol, com o horário sendo ajustado visando sua saúde, pois recentemente passou por a remoção de lesões causadas por câncer de pele. Durante esse período, permanece isolado, acompanhado apenas por um policial federal com quem mantém conversas.

A superintendência também abriga outros detentos sob custódia temporária da corporação, que ficam lá por pouco tempo antes de serem transferidos para outras unidades do sistema prisional do Distrito Federal.

Entre os presos recentes, destaca-se o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, detido durante uma operação da PF que investiga descontos irregulares em aposentadorias e pensões. Ele permaneceu alguns dias na superintendência antes de ser levado ao Complexo Penitenciário da Papuda.

A estrutura já recebeu, anteriormente, o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, identificado pela PF como figura central do esquema de descontos indevidos. Ele também cumpriu custódia provisória antes da transferência.

Detenções e Segurança

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou o trânsito em julgado da ação penal da trama golpista, condenando Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão pela tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022. Não há mais possibilidade de recurso.

Moraes determinou que Bolsonaro inicie o cumprimento da pena na superintendência da PF. Também foram presos ex-membros da cúpula das Forças Armadas envolvidos na ofensiva golpista, como os ex-ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e o ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Heleno e Nogueira estão detidos no Comando Militar do Planalto, enquanto Garnier foi levado para a Estação Rádio da Marinha, conhecida como “fortaleza” da Força. Ela fica na rodovia DF-001, em Santa Maria, cerca de 30 quilômetros do centro de Brasília. O ex-ministro da Justiça Anderson Torres está detido no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, numa ala chamada ‘Papudinha’.

Desde a prisão de Bolsonaro, a PF ampliou a segurança na superintendência. O protocolo inclui vigilância constante na sala especial em que ele está, uso de armas anti-drone, checagem rigorosa das refeições e equipes prontas para reagir a movimentos suspeitos de apoiadores.

O acesso ao prédio está restrito a servidores e visitantes previamente autorizados, com verificação detalhada do motivo da visita e registro do local exato. O objetivo é evitar aproximações indevidas de curiosos ou funcionários sem ligação direta com a custódia.

As visitas a Bolsonaro passam pelo processo de revista eletrônica antes da entrada na área restrita. Até agora, ele recebeu visitas da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e dos filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados