Mundo
Ex-presidente Castillo condenado por tentativa de golpe no Peru
A Justiça do Peru anunciará nesta quinta-feira (27) a sentença do julgamento do ex-presidente de esquerda Pedro Castillo, acusado de rebelião, abuso de autoridade e desordem pública após sua tentativa mal sucedida de dissolver o Congresso em 2022.
Castillo, que foi professor em áreas rurais e líder sindical, conquistou a presidência em 2021 de forma inesperada, tornando-se o primeiro líder do país sem ligação às elites tradicionais.
Seu governo, que gerou expectativa de mudanças em um país onde cerca de um terço da população vive na pobreza, acabou não dando certo, sendo marcado por denúncias de corrupção e pela tentativa frustrada de fechar o Congresso para impedir sua remoção do cargo.
A decisão judicial encerrará oito meses de processo contra Castillo e outros sete acusados, incluindo a ex-primeira-ministra Betssy Chávez, que está atualmente abrigada na embaixada do México em Lima desde 3 de novembro.
A sessão do tribunal especial liderado pelo juiz José Neyra está prevista para começar às 9h00 (hora local, 11h00 em Brasília).
O Ministério Público solicitou uma pena de 34 anos de prisão para Castillo e 25 anos para Betssy Chávez.
O ex-presidente, agora com 56 anos, está preso há quase três anos em uma prisão especial para ex-líderes, situada dentro de uma base policial na zona leste de Lima.
Além dele, o Peru tem outros três ex-presidentes detidos atualmente: Alejandro Toledo, Ollanta Humala e Martín Vizcarra.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login