Mundo
Mercosul e UE podem fechar acordo até dezembro, diz embaixador
A previsão é que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) — que inclui setores como agricultura, produtos industriais e serviços — seja finalizado até dezembro, durante a Presidência Pro Tempore do Brasil no Mercosul, conforme declaração do embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares.
Segundo Tavares, em meio a um cenário global de tensões comerciais crescentes, estabelecer parcerias que aumentem a previsibilidade e ampliem as oportunidades de cooperação entre os blocos é fundamental e estratégico.
“O Brasil busca não apenas elevar o volume das exportações, mas também ampliar a diversidade dos produtos exportados. Atualmente, a maior parte das nossas exportações para a França são produtos básicos ou semimanufaturados”, destacou o embaixador, ressaltando que os setores de transição energética, transporte, logística e saneamento possuem grande potencial de crescimento.
Ele apontou o setor aeronáutico como especialmente promissor. “Uma maior presença brasileira nos mercados civis e de defesa na França promoveria um equilíbrio maior nas relações comerciais e traria benefícios para empresas francesas que já fornecem sistemas e componentes para a indústria aeroespacial brasileira.”
Atualmente, o Brasil exporta principalmente farelo de soja, óleo bruto, petróleo e celulose para a França, enquanto importa produtos de maior valor agregado, como motores, aeronaves e medicamentos. Mesmo assim, o país é o principal destino dos investimentos diretos estrangeiros franceses na América Latina e o segundo entre as economias emergentes, atrás apenas da China, conforme informações do embaixador. “Mais de 1.000 empresas francesas atuam no mercado brasileiro”, e há potencial para expandir essa presença.
Essas declarações foram feitas no evento Lide Brasil França Fórum, em Paris.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login