Conecte Conosco

Mundo

Putin afirma que Rússia está pronta para diálogo de paz com EUA

Publicado

em

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que aguarda a chegada de representantes dos Estados Unidos em Moscou na próxima semana para debater possíveis planos de paz relacionados à Ucrânia, durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira.

Ele acrescentou que os russos estão dispostos a negociar com os americanos sobre a diminuição das tensões no Leste Europeu, destacando que os EUA estão considerando a posição do Kremlin.

“Não há versões finais sobre o acordo para a Ucrânia, mas concordamos que o plano de paz do presidente dos EUA, Donald Trump, pode servir como base para acordos futuros”, explicou Putin. Ele afirmou que o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, participará das negociações e que Yuri Ushakov, principal assessor de política externa do Kremlin, está em contato com representantes dos EUA.

Recentemente, houve notícias sobre uma suposta divulgação de uma conversa entre Ushakov e o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, que também deve comparecer às discussões em Moscou. Putin minimizou esse vazamento, sugerindo que as informações podem ser falsas e ressaltando que tal ato pode ser considerado ilegal. “Se alguém quer fazer espionagem, precisa agir com habilidade”, afirmou.

O líder russo demonstrou confusão em relação às sanções aplicadas pelos EUA contra empresas petrolíferas russas, argumentando que essas medidas prejudicam o relacionamento entre os dois países e questionando o tipo de mensagem que elas querem transmitir.

Ele ainda destacou que, assim que as tropas ucranianas deixarem as áreas em conflito, a Rússia encerrará as operações militares. “Os serviços secretos russos e ucranianos estão em contato e discutiram a troca de prisioneiros”, finalizou.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados