Economia
Feira no Recife destaca mulheres empreendedoras da periferia
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) realiza nos dias 27 e 28, quinta e sexta-feira, das 10h às 17h, a 1ª Feira Periferia Empreendedora. O evento reúne 15 mulheres de áreas periféricas que atuam nos setores de gastronomia, moda, artesanato e economia criativa.
Aberta ao público, a feira acontece no pátio da estatal Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), localizada na Rua João Lacerda, 395, no bairro Cordeiro, Zona Oeste do Recife.
O objetivo principal é incentivar o empreendedorismo nas periferias, gerar renda e valorizar as mulheres empreendedoras dessas comunidades.
Segundo o governo, a primeira edição é formada exclusivamente por mulheres empreendedoras de comunidades como Caranguejo, Bode, Roda de Fogo, Peixinhos e Monte Verde.
“Esta iniciativa visa fortalecer a economia local e reconhecer o potencial das áreas periféricas”, explicou a diretora de Desenvolvimento Integrado dos Territórios Periféricos da Secretaria Executiva de Periferias, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Josiane Silva.
Importância do empreendedorismo nas periferias
Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que aproximadamente 41% dos empreendedores de Pernambuco estão nas áreas periféricas urbanas. Entre esses, mais de 60% iniciaram seus negócios por necessidade, buscando gerar renda e alcançar independência financeira.
Os dados também mostram que 56% dos empreendedores nessas regiões são mulheres, majoritariamente negras e chefes de família. Josiane Silva destaca que esses números evidenciam o papel fundamental das mulheres da periferia para a dinamização da economia local e a transformação social desses territórios.
Para Josiane Silva, a escolha de promover uma feira exclusiva para mulheres empreendedoras reflete a importância de apoiar políticas de inclusão produtiva, ampliar oportunidades e valorizar a liderança das periferias, utilizando o empreendedorismo como instrumento de desenvolvimento social e regional.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login