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Economia

Natal deve gerar R$ 85 bilhões em vendas no Brasil

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As vendas no comércio varejista brasileiro para o Natal deste ano estão previstas para alcançar R$ 84,9 bilhões, conforme indica pesquisa de Intenção de Compras para o Natal 2025, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Segundo a pesquisa, 76% dos consumidores planejam presentear alguém durante o Natal, com a expectativa de que 124,3 milhões de pessoas façam compras. Em média, cada consumidor pretende adquirir quatro presentes neste fim de ano, número que chega a cinco entre as classes A/B, com gasto médio de R$ 174, valor que supera em R$ 37 o registrado em 2023, um crescimento próximo a 30%.

Os filhos são os principais destinatários dos presentes neste Natal (58%), seguidos por mães (46%), cônjuges (40%), pais (23%) e irmãos (23%). Para 28% dos entrevistados, o presente mais valioso será dado aos filhos, 19% aos maridos ou esposas e 18% às mães.

José César da Costa, presidente da CNDL, destaca a importância do Natal para o varejo brasileiro. Ele observa que o momento é para planejamento financeiro por parte dos consumidores e otimismo no comércio. “As ruas estarão movimentadas nas próximas semanas, mas ainda há tempo para pesquisar e negociar os preços”, afirmou.

Principais produtos

A pesquisa aponta que o item mais procurado neste Natal será roupa, com 52% dos consumidores manifestando intenção de compra. Em seguida, aparecem perfumes e cosméticos (36%), calçados (30%), brinquedos (30%) e acessórios (22%). Outro destaque é que 43% dos consumidores já substituíram ou planejam trocar presentes materiais por experiências, como viagens, jantares, passeios ou shows.

Sobre a quantidade de presentes, 38% planejam comprar o mesmo número que em 2024, 31% pretendem adquirir mais e 20% menos.

Em relação aos gastos, 41% dos consumidores pretendem desembolsar mais neste Natal comparado a 2024, 26% gastarão menos e 23% manterão o mesmo orçamento. Entre os que planejam aumentar os gastos, 36% investirão em um presente mais caro, 34% justificam pelo aumento dos preços, 18% economizaram ao longo do ano e 17% querem comprar mais presentes.

Onde comprar e formas de pagamento

As lojas físicas continuam sendo o principal canal de compra com 75% dos entrevistados afirmando que comprará presencialmente, sendo lojas de departamento (36%) e shoppings (31%) os locais preferidos.

Quanto às compras online, 58% pretendem adquirir pelo menos um presente pela internet, representando 94,2 milhões de pessoas, e estimam que 70% dos presentes serão comprados por esse meio.

A pesquisa também revela que 82% dos consumidores que farão compras natalinas pretendem pesquisar os preços para economizar.

As formas de pagamento preferidas são: Pix (54%), cartão de crédito parcelado (39%), cartão de débito (28%) e dinheiro (23%).

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