Conecte Conosco

Notícias Recentes

PGJ alerta Tarcísio sobre o mercado de esmeraldas em áudio vazado

Publicado

em

A apreensão de esmeraldas durante a Operação Poço de Lobato chamou a atenção do Procurador-Geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, chefe do Ministério Público de São Paulo (MPSP), que compartilhou sua preocupação com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) após uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (27/11).

O áudio, captado inadvertidamente pelos microfones, revelou a apreensão das esmeraldas que não havia sido mencionada durante a entrevista.

“Governador, uma apreensão aconteceu agora. Precisamos monitorar o mercado de esmeraldas. Veja aqui, tudo com laudo técnico. É a terceira vez que isso aparece em operações”, disse Oliveira e Costa a Tarcísio.

A operação executou 190 mandados de busca e apreensão envolvendo pessoas físicas e jurídicas vinculadas ao Grupo Refit, antiga refinaria Manguinhos, que atua no setor de combustíveis. Além do estado de São Paulo, os mandados foram cumpridos nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.

Foram recolhidos ao todo oito sacos contendo esmeraldas. As embalagens pesam entre 500g e 740g – o maior pacote avaliado em R$ 11,1 mil. Conforme laudo técnico, as pedras preciosas, conhecidas como “esmeraldas brutas”, foram extraídas em Itabira (MG), e os pacotes foram encontrados em Campinas (SP).

Em agosto, pacotes de esmeraldas foram localizados na residência de Celso Éder Gonzaga, atualmente detido preventivamente durante investigações relacionadas a fraudes no ICMS, que envolvem grandes varejistas como Ultrafarma e Fast Shop. Conforme revelado pelo Metrópoles, Celso Éder era sócio de um banco fictício, junto com o fiscal Artur Gomes da Silva Neto, que é suspeito de receber propinas que somam R$ 1 bilhão.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados