Conecte Conosco

Economia

Pernambuco cresce no emprego em outubro e supera média nacional

Publicado

em

Pernambuco apresentou um dos melhores desempenhos do Brasil na criação de empregos com carteira assinada em outubro de 2025. Segundo dados do Novo Caged, o estado gerou 10.596 novos postos de trabalho com registro formal, um crescimento de 105% em comparação ao mesmo mês de 2024, quando foram abertas 5.157 vagas.

Com esse desempenho, Pernambuco totaliza 72.210 empregos formais criados entre janeiro e outubro, número que supera as 67.797 vagas do mesmo período em 2024, representando um aumento de 6%.

Pernambuco encerra outubro com 10.590 vagas criadas, mais que o dobro do ano anterior, e cresce acima da média nacional, mostrando que estamos no caminho de voltar à liderança do Nordeste, gerando oportunidades e transformando vidas”, declarou a governadora Raquel Lyra.

O crescimento do mercado de trabalho estadual foi impulsionado principalmente pelos setores da Construção Civil, Indústria e Agropecuária. A Construção Civil criou 14.270 novas vagas em 2025, quase o dobro das 7.617 registradas no ano anterior, um crescimento de 87%.

A Indústria também teve um crescimento positivo, com 9.153 postos criados no ano, 28% a mais que em 2024. A Agropecuária registrou 3.187 vagas neste ano, comparado a 2.788 do ano passado, indicando alta de 14%.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, esses números confirmam um ambiente econômico competitivo e propício para o crescimento produtivo.

Pernambuco está diversificando sua economia, aumentando investimentos e fortalecendo setores estratégicos, principalmente indústria e infraestrutura. O Governo trabalha com políticas de qualificação profissional, modernização da infraestrutura e incentivo ao empreendedorismo, fomentando o crescimento do emprego e da renda em todo o Estado”, afirmou.

O setor de Serviços mantém-se como o que mais gerou empregos, com 40.696 vagas acumuladas no ano, enquanto o Comércio teve queda, com 6.006 vagas contra 9.568 do ano anterior.

A criação de empregos em outubro foi significante tanto para homens quanto para mulheres. Para homens, foram 6.425 vagas criadas, um aumento de 162% em relação a 2.451 em 2024. Para mulheres, foram 4.171 vagas, 54% a mais que as 2.706 do ano anterior.

Dobrar a geração de empregos em outubro mostra o impacto do nosso trabalho. Este ano, mais de 72 mil vagas formais foram abertas, impulsionadas por construção civil, indústria, agropecuária e serviços. Esse avanço é resultado da qualificação, do estímulo ao empreendedorismo e das oportunidades criadas em todas as regiões do Estado. Continuaremos firmes para ampliar esse crescimento para todos os pernambucanos”, destacou o secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Emmanuel Fernandes.

Funcionamento do Novo Caged

O Novo Caged reúne informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do eSocial e do sistema Empregador Web. Esse levantamento considera o saldo de empregos formais a partir da diferença entre admissões e desligamentos, oferecendo uma visão atualizada do mercado de trabalho formal.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados