Conecte Conosco

Mundo

Trump anuncia ações terrestres contra traficantes venezuelanos em breve

Publicado

em

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (27) que as operações contra os traficantes de drogas venezuelanos por terra terão início muito em breve, aumentando a tensão entre Washington e Caracas, que acusa os EUA de usar a campanha antidrogas como pretexto para derrubar Nicolás Maduro.

Donald Trump afirmou em uma videochamada realizada durante o Dia de Ação de Graças para as tropas americanas na Flórida que cerca de 85% do transporte de drogas por via marítima foi interrompido.

“Vamos começar a atuar também por terra. As ações terrestres são mais simples, e isso terá início em breve”, acrescentou o presidente.

Os Estados Unidos acusam Nicolás Maduro de liderar o suposto Cartel de los Soles, grupo que Washington declarou como organização terrorista recentemente. Já o governo venezuelano classifica essa acusação como falsa.

Desde setembro, as forças americanas realizaram ataques a mais de 20 embarcações que supostamente transportavam drogas no Caribe e no Pacífico, resultando em pelo menos 83 mortes.

Além disso, os EUA enviaram ao Caribe o maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald R. Ford, acompanhado por navios de guerra e aviões de combate, justificando que essas ações visam combater o tráfico de drogas.

Por outro lado, Nicolás Maduro denuncia que essas manobras militares têm como objetivo a sua derrubada para que os Estados Unidos possam controlar as reservas de petróleo da Venezuela.

Os EUA ainda não liberaram provas que confirmem que as pessoas impactadas nas ações são traficantes, enquanto a Venezuela acusa os americanos de realizar execuções extrajudiciais.

Donald Trump também autorizou operações secretas da CIA na Venezuela e declarou que, em algum momento, pretende dialogar diretamente com Nicolás Maduro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados