Mundo
Ataque israelense no sul da Síria causa 10 mortes
As tropas israelenses realizaram uma operação no sul da Síria na última sexta-feira (28), resultando na morte de 10 pessoas, conforme informado pela televisão estatal síria. A ação foi direcionada a conter suspeitos ligados a um grupo islâmico.
De acordo com a emissora local, entre as vítimas estão mulheres e crianças, e algumas pessoas ainda permanecem soterradas nos escombros.
O Exército de Israel revelou que a incursão teve como alvo o grupo libanês Jamaa Islamiya, que atua tanto na Síria quanto no Líbano, sendo aliado do movimento islâmico palestino Hamas.
Em comunicado militar, foi detalhado que na madrugada de quinta para sexta-feira, com base em informações reunidas nas semanas anteriores, as forças armadas efetuaram a operação para capturar suspeitos ligados à organização Jamaa Islamiya.
O grupo estava ativo na região de Beit Jann, no sul da Síria, realizando ações terroristas contra civis israelenses, segundo o texto oficial. A operação deixou seis soldados feridos, dos quais três estão em estado grave.
Desde a queda do presidente sírio Bashar al-Assad em dezembro de 2024 e a ascensão de um governo islâmico em Damasco, Israel intensificou seus ataques na Síria, totalizando centenas de ações militares.
Além disso, o país aumentou a presença de suas tropas na zona desmilitarizada das Colinas de Golã e na linha que divide o território sírio anexado por Israel em 1981 do restante da Síria.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login