Economia
PF realiza operação contra fraudes em contratos de pavimentação com emendas
Polícia Federal realiza nesta sexta-feira, 28, uma operação para aprofundar investigação sobre irregularidades em contratos de pavimentação vinculados ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), que foram financiados por emendas parlamentares. O prejuízo estimado ultrapassa R$ 22 milhões.
De acordo com apurações, não há mandados contra deputados ou senadores, sendo que os focos da operação são empresas e gestores envolvidos nos contratos. A investigação, batizada de Operação Fake Road, foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e envolve o cumprimento de mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza (9 mandados) e Natal (2 mandados).
As investigações começaram após auditorias da Controladoria-Geral da União (CGU) que indicaram sinais de superfaturamento, execução parcial ou não realização dos serviços contratados, fraudes nas medições e favorecimento inadequado de certas empresas.
Polícia Federal encontrou evidências que apontam a possível formação de uma organização criminosa formada por servidores públicos e empresários, dedicada ao desvio de recursos públicos.
Além disso, o STF determinou o bloqueio judicial de bens e dinheiro, a indisponibilidade de imóveis e veículos, bem como a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático dos envolvidos.
Segundo a Polícia Federal, “a operação conta com a participação de aproximadamente 50 agentes e busca coletar novas provas, interromper possíveis práticas ilícitas e reforçar o combate da instituição contra o desvio de recursos públicos e a corrupção”.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login