Economia
Banco Central agiliza troca de empréstimos entre bancos
O Banco Central anunciou uma novidade que vai facilitar a troca de operações de empréstimo entre bancos, por solicitação do cliente. A partir de fevereiro de 2026, o serviço de portabilidade estará disponível no Open Finance, uma plataforma criada pelo Banco Central que permite o compartilhamento e a troca de dados entre bancos e fintechs participantes, inicialmente para crédito pessoal.
Atualmente, é possível solicitar a mudança do banco responsável pelo crédito, mas o processo é complicado e pouco eficiente. O Banco Central garantiu que o método atual continuará a existir, porém o novo sistema veio para oferecer uma alternativa mais simples e eficaz para os consumidores. A expectativa é que a mudança agilize e facilite o encerramento dessas transações.
“A portabilidade de crédito via Open Finance proporcionará maior eficiência no acesso e na troca de informações, que poderão ser compartilhadas de maneira segura, rápida, padronizada e digital, eliminando obstáculos e diminuindo assimetrias de informação, resultando em um processo mais automatizado e eficaz”, explicou o Banco Central em comunicado.
Além disso, a nova modalidade promete oferecer uma experiência digital aprimorada para o cliente durante todo o processo de portabilidade. O tempo para concluir as operações deve cair de até cinco para até três dias úteis. Com isso, espera-se também uma redução nos custos e o aumento da competitividade entre as instituições financeiras.
Embora a medida tenha sido anunciada com vigência imediata, as instituições financeiras passarão por um período de testes restritos até fevereiro para garantir o funcionamento adequado da novidade.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login