Conecte Conosco

Mundo

Orbán negocia mais petróleo e gás russo com Putin

Publicado

em

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, encontrou-se na última sexta-feira, 28, com o presidente russo, Vladimir Putin, no Kremlin, fortalecendo os laços com Moscou e indo contra os esforços da União Europeia para isolar a Rússia devido ao conflito na Ucrânia.

Orbán, conhecido como o líder europeu mais alinhado com Putin, reiterou a importância de continuar a importação da energia russa, ressaltando que “a energia proveniente da Rússia é fundamental para o abastecimento energético da Hungria”.

Esta visita ocorreu pouco depois de Orbán garantir em Washington uma exceção às sanções americanas aplicadas às empresas russas Lukoil e Rosneft, assegurando que a Hungria terá acesso à energia “a um custo acessível” durante o inverno no Hemisfério Norte e em 2026.

Enquanto a maior parte da Europa reduziu sua dependência das fontes energéticas russas, a Hungria manteve e até aumentou suas importações, justificando que a busca por alternativas poderia causar um “colapso econômico”.

Putin destacou a “posição equilibrada” de Orbán diante do conflito, enquanto cresce a expectativa por uma rodada de negociações que deve incluir o enviado do ex-presidente americano Donald Trump, Steve Witkoff, previsto para visitar Moscou na próxima semana para discutir um plano de paz proposto pelo republicano, que tem sido alvo de críticas por supostamente favorecer os interesses russos. O Kremlin confirmou o recebimento dos “principais parâmetros” da proposta revisada após conversas entre EUA e Ucrânia.

Fonte: Associated Press

Texto adaptado com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial, revisado e editado pela equipe da Broadcast, sistema de notícias do Grupo Estado.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados