Economia
Opep+ manterá produção de petróleo estável no início de 2026
Os oito países que compõem a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) decidiram neste domingo, 30, manter o atual volume de produção de petróleo durante o primeiro trimestre de 2026.
Além disso, em reunião realizada hoje, foi criado um mecanismo para avaliar a capacidade máxima de produção de cada país participante, conforme comunicado oficial da organização.
“Os oito membros reafirmaram a decisão tomada em 2 de novembro de 2025, de suspender aumentos na produção em janeiro, fevereiro e março de 2026 devido a fatores sazonais”, declarou a Opep+ em seu documento. O grupo é formado por Arábia Saudita, Rússia, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Cazaquistão, Argélia e Omã, que juntos respondem por metade da oferta mundial de petróleo.
Dois representantes delegados e uma fonte próxima ao assunto tinham antecipado à imprensa que a estratégia de manter a produção estável nos primeiros três meses do próximo ano seria continuada.
“Os oito países reiteram o compromisso com a estabilidade do mercado diante de um cenário econômico global equilibrado e fundamentos saudáveis no mercado de petróleo, evidenciado pelas baixas reservas”, diz a nota da Opep+. Atualmente, o grupo mantém cortes de produção superiores a três milhões de barris diários.
A Opep+ realiza encontros mensais para ajustar sua política conforme o mercado. Esta reunião ocorreu em um contexto de uma nova iniciativa dos Estados Unidos buscando um acordo de cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia, o que poderia aumentar a oferta de petróleo caso as sanções contra Moscou sejam relaxadas. A próxima decisão do grupo está prevista para 4 de janeiro de 2026.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login