Conecte Conosco

Economia

Local da prova discursiva do CNU 2025 será divulgado nesta segunda

Publicado

em

Os candidatos aprovados na primeira fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) que avançaram para a etapa seguinte poderão consultar os locais das provas discursivas a partir das 16h (horário de Brasília) desta segunda-feira (1º).

A prova discursiva será aplicada no dia 7 de dezembro em 228 cidades distribuídas por todo o país, mantendo o formato da primeira etapa, realizada em 5 de outubro.

Cartões de confirmação

Os endereços para as provas estarão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição dos 42.499 candidatos que passaram para a segunda fase.

Esse cartão pode ser acessado no portal oficial do concurso, na página da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do processo. Para o acesso, são necessários o número do CPF e a senha única da plataforma do governo federal, o Gov.br.

Informações do cartão

Além do local da prova, o cartão especifica o número de inscrição, data, horário e sala destinada à aplicação do exame. Se solicitado no ato da inscrição, há também informações sobre atendimento especial ou uso do nome social.

Embora não seja obrigatório, recomenda-se que o candidato leve o cartão impresso no dia da prova para facilitar a localização.

Horários das provas

Conforme o edital, os portões dos locais de prova fecharão pontualmente às 12h30, meia hora antes do início da prova discursiva, sempre no horário de Brasília.

Candidatos de nível superior terão três horas para realizar a prova, das 13h às 16h.

Os de nível intermediário farão a prova em duas horas, das 13h às 15h.

Formato da prova discursiva

Para cargos de nível superior agrupados em blocos temáticos, a prova incluirá duas questões discursivas com pontuação total de 45 pontos.

Para o nível intermediário, a avaliação será uma redação dissertativa, valendo até 30 pontos.

Os textos devem conter no máximo 30 linhas e serão avaliados conforme dois parâmetros:

  • Conhecimentos específicos (50% da nota para nível superior);
  • Domínio da língua portuguesa (50% para nível superior e 100% para nível intermediário).

A redação deverá ser manuscrita com caneta esferográfica azul ou preta, e somente o texto escrito na folha oficial será considerado para correção.

Informações sobre o CNU 2025

Conhecido como o Enem dos Concursos, o CNU disponibiliza 3.652 vagas em 32 órgãos federais. Destas, 3.144 são para cargos de nível superior e 508 para nível intermediário.

O concurso também visa formar um cadastro reserva para os níveis superiores e intermediários.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), 2.480 vagas serão imediatamente preenchidas, enquanto 1.172 serão convocadas em curto prazo após a homologação dos resultados.

Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos, e o MGI mantém a prática da primeira edição, que permite inscrição para vários cargos dentro do mesmo bloco, com a opção de definir a ordem de preferência.

O CNU 2025 registrou 761.528 inscrições confirmadas, com participantes de todos os estados e de 4.951 municípios brasileiros.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados