Mundo
Jamaica recebe ajuda de R$ 35 bilhões após furacão Melissa
A Jamaica foi contemplada com um pacote financeiro internacional no valor de 6,7 bilhões de dólares (equivalente a 35 bilhões de reais) distribuído ao longo de três anos, em decorrência dos graves danos provocados pelo furacão Melissa, que somaram cerca de 8,8 bilhões de dólares (47 bilhões de reais), conforme anunciado na última segunda-feira (1º) por diversas instituições financeiras de desenvolvimento.
A ilha caribenha sofreu intensamente com a passagem do furacão no final de outubro e início de novembro. O Melissa é reconhecido como o desastre climático mais severo da história jamaicana, causando prejuízos equivalentes a 30% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Essa ajuda oriunda de entidades como o Banco Mundial (BM), o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi solicitada pelo primeiro-ministro Andrew Holness.
“Esta ação conjunta demonstra o comprometimento unificado para apoiar a Jamaica em sua recuperação, mantendo a responsabilidade financeira e visando a sustentabilidade a longo prazo”, destacaram as instituições em declaração conjunta.
O furacão deixou aproximadamente cinco milhões de toneladas de entulhos, bloqueando estradas e dificultando o acesso a serviços essenciais.
A tragédia causou a morte de 32 pessoas.
O novo pacote inclui 3,6 bilhões de dólares de financiamento, principalmente do banco de desenvolvimento da América Latina e do Caribe, a CAF. Ademais, o BID e o Banco Mundial contribuirão com até 1 bilhão de dólares cada.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login