Notícias Recentes
Polícia elimina centenas de chefes do crime organizado
Ao deixar o cargo de secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP), declarou nesta segunda-feira (1º/12) que durante sua gestão a polícia “eliminou” centenas de líderes do crime organizado. A fala ocorreu na celebração do aniversário do batalhão de elite da Polícia Militar do estado, a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota).
“Juntos, implementamos um plano estratégico inovador e determinado para combater o crime e o crime organizado, baseado em três pilares essenciais: identificar, buscar, monitorar e prender os principais líderes do crime organizado em nosso estado; dificultar a logística das operações criminosas; e cortar o financiamento das organizações ilegais”, afirmou o secretário.
O governador Tarcísio de Freitas também participou do evento da Rota em São Paulo.
“Para descontentamento daqueles que, erroneamente ou de má-fé, veem os criminosos como vítimas da sociedade, identificamos, prendemos e, quando necessário, neutralizamos, sempre em legítima defesa, centenas de líderes dessas organizações perigosas, que representam grande ameaça para nosso estado e país”, acrescentou Derrite.
Em entrevista após a cerimônia, questionado sobre quem seriam os líderes “neutralizados”, o secretário mencionou genericamente as operações Escudo e Verão, que juntas resultaram na morte de 84 pessoas, incluindo um deficiente visual, um homem com muleta e uma mãe de seis filhos. Derrite citou também a morte de Carlos Alves Vieira, conhecido como Ferrugem, ocorrida na última sexta-feira (28/11), acusado de envolvimento com o tráfico internacional.
“São centenas de neutralizações. São mais de centenas. Não me orgulho pelo número, mas sim pelo fato de que, na maioria dos casos, os policiais retornaram com vida. Não conheço cidadão algum que deseje a morte de um policial durante tiroteio”, comentou o secretário.
Ao mencionar as ações policiais, Derrite fez referência ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), homenageado no evento, lembrando que a Polícia Militar do Rio realizou a Operação Contenção, que resultou na morte de 117 pessoas há cerca de um mês.
Emocionado, Derrite agradeceu à esposa e também ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), que o nomeou relator do projeto de lei antifacção na Câmara dos Deputados.
Especialista em segurança
Durante seu discurso, o governador Cláudio Castro afirmou que Guilherme Derrite é um dos maiores especialistas em segurança pública do país, reconhecendo sua importante contribuição para o avanço da segurança no Brasil e destacando sua atuação como relator do marco legal nessa área.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login