Mundo
Trump alerta Israel para não interferir na Síria
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um alerta nesta segunda-feira (1º) para que Israel evite qualquer ação que possa atrapalhar a transição da Síria rumo a um país estável e próspero. O alerta surge após uma recente operação militar das forças israelenses no sul da Síria.
Em sua rede social Truth Social, Trump destacou a importância de um diálogo aberto e honesto entre Israel e Síria, enfatizando que nada deve comprometer o progresso sírio para se tornar uma nação próspera.
Trump também expressou satisfação com o governo sírio sob o comando do presidente Ahmed al Sharaa, que liderou uma coalizão rebelde islâmica que conseguiu derrubar o regime de Bashar al Assad em dezembro passado, após muitos anos no poder.
Em novembro, al Sharaa foi o primeiro líder da Síria a visitar a Casa Branca desde que o país conquistou sua independência em 1946.
Trump tem incentivado um acordo de segurança entre Israel e Síria desde que a coalizão liderada por al Sharaa assumiu o controle, porém as relações continuam tensionadas devido a diversos ataques israelenses em solo sírio.
A recente operação de sexta-feira, considerada a mais letal até o momento, resultou na morte de 13 pessoas no sul da Síria e visava um grupo islâmico, segundo informações das forças israelenses.
Segundo Trump, al Sharaa está empenhado em assegurar avanços positivos e em estabelecer uma relação duradoura e benéfica entre Síria e Israel.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login