Economia
UE vai parar de comprar gás russo até o fim de 2027
Os países que fazem parte da União Europeia (UE) e seus representantes confirmaram nesta quarta-feira (3) um acordo para interromper a importação de gás da Rússia até o final de 2027.
Esse acordo veio após negociações entre o Parlamento Europeu, que desejava a proibição ser aplicada mais rapidamente, e os 27 países da UE, que pediam mais tempo para se adaptar à nova regra.
O fim dos contratos de longo prazo para compra de gás russo começará, no máximo, em novembro de 2027, conforme informaram as instituições envolvidas.
No caso do gás transportado por gasodutos, a proibição desses contratos, alguns vigentes há décadas, começará em 30 de setembro de 2027, caso as reservas de gás sejam suficientes. Se não, entrará em vigor até 1º de novembro do mesmo ano.
Para o gás natural liquefeito (GNL), a proibição dos contratos de longo prazo inicia em 1º de janeiro de 2027, conforme declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como uma forma de penalizar a Rússia.
Sobre os contratos de curto prazo, a proibição começará a valer em 25 de abril de 2026 para o GNL e em 17 de junho do mesmo ano para o gás via gasoduto.
Este cronograma ainda precisa ser aprovado formalmente pelos países membros da UE e pelo Parlamento.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login