Mundo
Moradores de Gaza poderão sair pelo Egito em breve
Israel anunciou nesta quarta-feira (3) que os habitantes da Faixa de Gaza terão a possibilidade de deixar a região pelo Egito nos próximos dias, conforme previsto em uma iniciativa de paz dos Estados Unidos para Gaza.
De acordo com o acordo de cessar-fogo, o posto de passagem de Rafah será aberto em breve exclusivamente para que os residentes da Faixa de Gaza possam sair em direção ao Egito, informou o Cogat, órgão do Ministério da Defesa israelense responsável pela supervisão das atividades civis nos territórios palestinos.
O comunicado ressalta que a abertura do ponto de passagem será coordenada conjuntamente com o Egito e a União Europeia.
Fontes diplomáticas europeias haviam informado que a passagem de Rafah para pedestres estava inicialmente prevista para reabrir em 14 de outubro, poucos dias após o início da trégua entre Israel e o movimento islâmico palestino Hamas, mas essa medida foi adiada.
A retomada da passagem pela fronteira de Rafah, entre Gaza e Egito, faz parte do plano de paz do então presidente Donald Trump para os territórios palestinos e também atende a demandas de diversas agências da ONU e organizações humanitárias.
Desde maio de 2024, o Exército israelense controla o lado palestino da fronteira, alegando que o local estava sendo usado para fins terroristas e entrada de armas.
Anteriormente, durante uma trégua iniciada em 19 de janeiro, a passagem foi aberta por poucos dias para permitir a saída de pessoas autorizadas e a entrada de ajuda humanitária.
Rafah é uma passagem crucial para o transporte de medicamentos, alimentos e combustível para Gaza.
Essa é a principal saída para os palestinos de Gaza que têm permissão para deixar a região, que está sob bloqueio imposto por Israel desde 2007.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login