Mundo
Israel reabre fronteira entre Gaza e Egito
Israel anunciou na quarta-feira (3) que irá reabrir a passagem de Rafah, que conecta a faixa de Gaza ao Egito, permitindo que palestinos deixem a região em breve. Esta decisão faz parte de um plano de paz elaborado pelos Estados Unidos e será coordenada em conjunto com o Egito e a União Europeia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que mais de 16.5 mil pessoas precisam sair de Gaza para terem acesso a cuidados médicos urgentes.
Inicialmente, a passagem deveria ter sido liberada no dia 14 de outubro, logo após o início de um cessar-fogo, mas a abertura foi adiada. Em maio de 2024, o exército israelense tomou controle do lado palestino da fronteira, justificando a ação pela suspeita de uso da passagem para atividades terroristas e entrada de armamentos.
Em janeiro, Israel permitiu a saída rápida de pessoas autorizadas por meio da passagem e a entrada de ajuda humanitária em Gaza.
O governo israelense também declarou que os restos mortais entregues pelo Hamas não correspondem aos dos dois reféns ainda mantidos em Gaza, o que indica a possibilidade de continuidade do conflito.
O grupo Hamas alega que está difícil localizar os corpos entre os destroços da faixa de Gaza devido à destruição provocada pela guerra, e continuam as buscas para encontrá-los. O avanço esperado do plano depende da recuperação dos dois reféns restantes.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login