Conecte Conosco

Centro-Oeste

Zona Verde: Ibaneis diz que projeto voltará a ser discutido no futuro

Publicado

em

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou nesta quarta-feira (3/12) que o projeto da Zona Verde não será implementado por enquanto, uma vez que o governo ainda não finalizou a expansão do BRT. A desistência já havia sido antecipada pela coluna Grande Angular.

“Não executei a Zona Verde porque ainda não concluímos as obras do BRT”, explicou. De acordo com ele, mesmo com a renovação da frota de ônibus, é fundamental concluir o BRT nas regiões Sul e Norte do DF antes de instaurar o sistema de estacionamento pago.

Após participar de um encontro com empresários, Ibaneis destacou que o estudo para a criação da Zona Verde está pronto há mais de um ano e conta com a aprovação do Tribunal de Contas do DF (TCDF).

“Creio que todo governante deve pensar que, no futuro, será necessário desencorajar o uso do transporte individual para estimular o transporte coletivo”, ressaltou. Contudo, como a implantação depende da conclusão das linhas de BRT, ele optou por não seguir com o projeto agora.

Ibaneis também afirmou que a oposição tem causado polêmica em torno do tema devido ao contexto político atual. “No futuro, certamente esse tema será retomado, e com o apoio daqueles que hoje criticam”, argumentou. O governador salientou ainda que a escassez de vagas tem afetado negativamente o comércio local. “Já não há mais estacionamentos suficientes. O comércio reclama bastante. Os consumidores encontram dificuldade para estacionar, o que tem levado ao fechamento de lojas”, alertou.

O que é a Zona Verde?

A Zona Verde contemplava a concessão de áreas públicas para que estacionamentos privados fossem instalados no Plano Piloto, em locais como as quadras comerciais das asas Sul e Norte, Sudoeste, setores bancários Sul e Norte, Esplanada e no Eixo Monumental. Em outras palavras, a proposta era permitir que espaços públicos fossem usados para criação de estacionamentos geridos por empresas privadas nessas regiões específicas da cidade.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados