Conecte Conosco

Notícias Recentes

São Paulo é a segunda capital mais desigual do Brasil, diz IBGE

Publicado

em

A cidade de São Paulo ocupa a segunda posição entre as capitais brasileiras com maior desigualdade social, conforme dados de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na capital paulista, o rendimento médio mensal dos 40% da população com menor renda (aproximadamente 2,5 milhões de pessoas) foi de R$ 1.477, enquanto os 10% mais ricos (cerca de 711 mil habitantes) tiveram uma média de ganhos de R$ 21.678.

Esse panorama é avaliado pelo Índice de Gini, uma medida que revela o grau de concentração de renda dentro de um grupo. Esse índice mostra o contraste entre o que ganham os mais pobres e os mais ricos.

Apesar de o índice ter sofrido uma redução na cidade de São Paulo, passando de 0,584 em 2023 para 0,561 em 2024, ele ainda permanece como o segundo maior entre as capitais do país, somente atrás do Recife, que registrou 0,589. No âmbito estadual, o índice caiu de 0,503 para 0,489 no mesmo período.

O Índice de Gini varia entre zero e um, onde zero indica uma condição de total igualdade, ou seja, todos possuem o mesmo rendimento, enquanto o valor um representa uma situação extrema de desigualdade, onde toda a renda está concentrada em uma única pessoa.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados