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São Paulo tem maior extensão de ciclovias, mas ocupa 3,7% da malha viária

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São Paulo possui a maior extensão de ciclovias do país, totalizando 737 km, porém, quando analisada a proporção em relação à malha viária total da cidade, ela ocupa apenas a oitava posição entre as capitais brasileiras.

As vias reservadas exclusivamente para bicicletas correspondem a somente 3,7% de todas as ruas e avenidas da capital paulista, conforme dados divulgados pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) em um levantamento recente.

Esta pesquisa apresenta pela primeira vez um ranking que avalia a proporção de ciclovias frente à malha viária, cruzando informações obtidas pela Lei de Acesso à Informação (LAI) com dados do OpenStreetMap.

Ranking das capitais com maior proporção de ciclovias

  • Fortaleza (CE): 8,3%
  • Salvador (BA): 7,1%
  • Florianópolis (SC): 6,9%
  • Vitória (ES): 5,4%
  • Belém (PA): 4,9%
  • Recife (PE): 4,5%
  • Aracaju (SE): 4,3%
  • São Paulo (SP): 3,7%
  • Distrito Federal: 3,4%
  • João Pessoa (PB): 3,0%

Vale destacar que Fortaleza possui uma malha viária que totaliza cerca de 6.000 km, enquanto São Paulo conta com aproximadamente 20.000 km.

Ranking das capitais por extensão total de ciclovias (km)

  • São Paulo (SP): 737 km
  • Distrito Federal: 626,5 km
  • Fortaleza (CE): 477,6 km
  • Rio de Janeiro (RJ): 319,4 km
  • Salvador (BA): 308,59 km
  • Florianópolis (SC): 160,58 km
  • Curitiba (PR): 155,73 km
  • Belém (PA): 150,58 km
  • Recife (PE): 132,25 km
  • Belo Horizonte (MG): 116,28 km

Observações relevantes

Luiz Saldanha, diretor executivo da Aliança Bike, afirma que São Paulo é uma referência no país. No entanto, a expansão das ciclovias na cidade teve um ritmo mais lento nos últimos anos, especialmente se comparada a cidades como Fortaleza e Brasília, que registraram maiores avanços.

O Plano de Mobilidade (PlanMob) estabeleceu a meta de 1.800 km de ciclovias até 2028 para a capital paulista, meta esta que parece difícil de ser atingida com o ritmo atual.

Auditoria nas ciclovias de São Paulo

Este ano, uma auditoria cidadã liderada pela vereadora Renata Falzoni (PSB) avaliou a infraestrutura das ciclovias da cidade, com a participação de mais de 100 voluntários durante seis meses. Os resultados apresentaram algumas deficiências, como 17% dos trechos com largura abaixo do padrão recomendado pelo Manual de Sinalização Urbana da Companhia de Engenharia de Tráfego e 18% com sinalização horizontal precária ou ruim.

Em alguns lugares, como na Rua Butantã próximo à esquina com Eugênio de Medeiros, a ciclovia é extremamente estreita, lembrando mais uma ciclorrota do que uma via exclusiva para bicicletas, o que gera insatisfação entre entregadores que utilizam o trajeto.

A disparidade na qualidade das ciclovias entre bairros centrais e periféricos é notável, segundo relatos de usuários na região da Avenida Paulista comparada com bairros mais distantes como o Parque América, próximo ao Autódromo de Interlagos.

Diferença entre ciclovias e ciclofaixas

O estudo considera tanto ciclovias quanto ciclofaixas como parte da rede cicloviária, que são vias protegidas para circulação de bicicletas.

Uma ciclovia é uma pista exclusiva e fisicamente separada do tráfego de veículos. Já a ciclofaixa é uma faixa delimitada por sinalização específica dentro da pista compartilhada com automóveis, marcada por pinturas e dispositivos como tachões e placas que sinalizam o espaço reservado para ciclistas.

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