Conecte Conosco

Centro-Oeste

Manifestantes bloqueiam estrada contra ação de remoção do DF Legal

Publicado

em

Moradores dos Conglomerados Agrourbanos de Brasília (Caub), no Riacho Fundo (DF), realizaram na manhã desta quinta-feira (4/12) uma manifestação na via de acesso do Gama (DF) da DF-480 com a DF-065, próximo ao viaduto do Periquito.

Conforme informou a Polícia Militar do DF (PMDF), cerca de 30 manifestantes atearam fogo em materiais acumulados na via, ameaçando também incendiar áreas internas do condomínio.

O protesto acontece devido às demolições promovidas pela Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), que há três dias vem removendo construções irregulares no condomínio “Catetinho”.

Os manifestantes bloquearam a via utilizando barreiras feitas com pneus e madeira, que foram incendiadas, causando congestionamento intenso durante a manhã, porém uma das faixas já foi liberada.

O DF Legal e a Polícia Militar foram acionados, assim como o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que conseguiu controlar o incêndio.

As demolições

Na manhã de segunda-feira (1º/12), uma grande operação foi realizada para derrubar imóveis ocupados irregularmente no condomínio “Catetinho”, localizado no Caub, em Riacho Fundo (DF).

A ação tem como objetivo desobstruir toda a área, conforme explicou o DF Legal.

Em declaração ao Metrópoles, o órgão explicou que se trata de uma área irregular não passível de regularização, situada em região rural.

Os moradores receberam notificações em 2024 e recorreram administrativamente, mas os recursos foram negados em todas as instâncias, incluindo a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), conforme informou a secretaria.

Por fim, a secretaria destacou que o Governo do Distrito Federal (GDF) ofereceu apoio aos moradores, que escolheram não aceitar.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados