Mundo
UE investiga Meta por competição desleal na IA do WhatsApp
A União Europeia (UE) iniciou uma apuração nesta quinta-feira (4) contra a Meta, empresa americana de tecnologia, por possível violação das regras de concorrência relacionadas às funcionalidades de inteligência artificial (IA) no aplicativo de mensagens WhatsApp.
A Comissão Europeia informou em nota oficial que uma recente política implementada pela Meta poderia bloquear fornecedores externos de IA de oferecer seus serviços via WhatsApp, o que, se confirmado, representaria abuso de uma posição dominante no mercado.
Atualmente, o WhatsApp permite que organizações se comuniquem com seus clientes usando a plataforma, algumas delas utilizando soluções de IA desenvolvidas por terceiros independentes da Meta, que também é proprietária das redes sociais Facebook e Instagram.
Contudo, a Comissão indicou que as novas regras anunciadas pela Meta, sediada na Califórnia, poderiam restringir o acesso desses fornecedores externos, favorecendo exclusivamente seu próprio serviço, chamado Meta AI.
Desde julho, a Meta também está sob investigação na Itália, devido à introdução de seu assistente de IA no WhatsApp. A autoridade antitruste italiana avaliou que essa iniciativa poderia causar prejuízos aos concorrentes da empresa.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login