Notícias Recentes
CPI do INSS aprova convocação e quebra de sigilos de Vorcaro, dono do Master
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS autorizou a convocação do empresário Daniel Bueno Vorcaro, CEO do Banco Master, bem como a quebra de seus sigilos bancário, fiscal e telemático, dentro das investigações relacionadas a fraudes em empréstimos consignados. As proposições foram apresentadas por parlamentares tanto da base governista quanto da oposição.
Também foi aprovada a convocação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), para que preste depoimento sobre suspeitas ligadas à Zema Financeira, empresa da qual é herdeiro e ex-administrador.
O pedido para quebra dos sigilos bancário e fiscal de Vorcaro prevê acesso completo a dados sobre todas as contas bancárias e operações realizadas entre janeiro de 2016 e novembro de 2025, incluindo informações detalhadas sobre declarações tributárias, movimentos financeiros, rendimentos e registros em sistemas da Receita Federal.
Outro requerimento aprovado autoriza a quebra do sigilo telemático do executivo, abrangendo dados e conteúdos de várias plataformas como Instagram, Facebook, WhatsApp, Gmail, Google Drive, YouTube, Telegram, iCloud e TikTok. As empresas responsáveis deverão fornecer informações referentes a mensagens, localização, contatos, fotos, vídeos, histórico de pesquisas, registros de acesso e metadados.
A CPI também aprovou a convocação de Vorcaro para prestar depoimento como testemunha e esclarecer a atuação do Banco Master na oferta de crédito consignado a aposentados e pensionistas do INSS. Documentos encaminhados pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) indicam que o banco está entre as instituições com maior número de reclamações na plataforma Consumidor.gov.br nos últimos anos, principalmente relacionadas ao crédito consignado.
Vorcaro foi detido na Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga possíveis irregularidades no Banco Master. Embora sua prisão preventiva tenha sido revogada, ele permanece sob medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.
A CPI do INSS investiga fraudes em descontos associativos em aposentadorias e pensões, e avança em apurações sobre possíveis irregularidades em empréstimos consignados. Para os autores dos requerimentos, o acesso aos dados financeiros e telemáticos de Vorcaro é fundamental para esclarecer a movimentação de recursos e identificar os responsáveis pelas fraudes sob investigação.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login