Mundo
The New York Times abre processo contra Pentágono por restrição à imprensa
O jornal The New York Times divulgou na quinta-feira (4) que iniciou uma ação judicial contra o Pentágono, acusando o órgão de impor limitações inconstitucionais à imprensa, e solicita que tais restrições sejam canceladas.
O Departamento de Defesa, recentemente renomeado pelo governo de Donald Trump para ‘Departamento de Guerra’, intensificou severamente seu controle sobre os meios de comunicação.
Diversas organizações de notícias americanas e internacionais, entre elas as agências AP e AFP, o canal Fox News e o próprio The New York Times, se recusaram em outubro a aceitar uma nova regulamentação do Pentágono que limita o trabalho jornalístico.
O Pentágono exige que jornalistas credenciados não peçam nem divulguem certas informações sem permissão explícita, sob pena de terem suas credenciais canceladas.
Na ação judicial apresentada em um tribunal em Washington, o The New York Times alega que essas medidas violam a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos, que protege a liberdade de expressão.
Segundo a ação, o governo tenta impedir que os jornalistas façam seu trabalho habitual: questionar agentes públicos e coletar dados para relatar fatos além das declarações oficiais.
Se um veículo de imprensa publicar algo não autorizado pelo Pentágono, a nova regulamentação permite a suspensão imediata e até a revogação definitiva da credencial dos jornalistas, sem critérios claros para essas decisões.
Desde que Donald Trump voltou à presidência em janeiro de 2025, sua administração adotou uma postura mais rígida para controlar o acesso da imprensa às informações do Pentágono, o maior empregador do país, com orçamento bilionário.
No início do ano, o departamento retirou de suas instalações oito veículos de comunicação, incluindo The New York Times, Washington Post e o canal CNN.
O número de entrevistas coletivas foi reduzido de forma significativa e o acesso dos jornalistas às instalações do Pentágono ficou restrito, com a exigência de escoltas para ficarem fora das áreas autorizadas.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login