Notícias Recentes
Argentina autoriza extradição de cinco presos por ataques de 8 de janeiro
A justiça da Argentina concordou em responder ao pedido do Brasil para extraditar cinco indivíduos condenados pela participação nos atos ilegais que aconteceram em 8 de janeiro de 2023. Nessa data, as sedes dos Três Poderes no Brasil foram invadidas e danificadas por manifestantes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
A decisão foi tomada na quarta-feira, dia 3, atendendo a solicitação do Ministério da Justiça brasileiro, que foi encaminhada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, responsável pelas ações penais contra os condenados. As penas aplicadas a eles variam entre 13 e 17 anos de prisão.
Os detidos – Joelton Gusmão de Oliveira, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joel Borges Correa, Wellington Luiz Firmino e Ana Paula de Souza – estão custodiados na Argentina desde o final do ano passado, quando o pedido formal para a extradição visando o cumprimento da pena foi apresentado.
Na audiência realizada na quarta-feira, os cinco participaram algemados, conforme mostrado pela imprensa local. Ao chegarem na Argentina, eles solicitaram refúgio político à Comissão Nacional para os Refugiados, mas até o momento não houve resposta. Apesar da decisão judicial favorável à extradição, o procedimento oficial dependerá ainda das ações do governo do presidente argentino, Javier Milei.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login